O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O PERDÃO
- Abraão Santos
- 16 de nov. de 2024
- 8 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2024

É muito interessante saber o que as pessoas entendem sobre o perdão. Eu fiz algumas perguntas com alguns amigos diferentes e eles me disseram a mesma coisa. Dizem que o perdão é um processo de desculpas mais profundo. E eu pergunto: Fala mais! Eles dizem que perdão é um ato de desculpas com mais profundidade, como se colocasse mais sentimento na desculpa e a diferença é que o perdão você esquece do que passou, e a desculpa não, você continua lembrando do que aconteceu.
Você também tem isso em mente?
Por muito tempo eu também tive isso em mente, pensava exatamente dessa mesma forma. Por este motivo eu nunca praticava o perdão, nem a mim, nem aos outros. Era sempre desculpas, desculpas e desculpas. Mas depois que eu descobri o poder do perdão, eu me senti uma pessoa liberta, como nessa imagem, liberta.
Talvez você esteja pensando, o que tem a ver liberdade com perdão? E eu te digo: TUDO! Por que eu preciso te falar o que realmente significa o ato de perdoar e pedir perdão.
Se pesquisarmos na internet o significado do perdão, ele vai nos mostrar o seguinte resultado:
"Perdão é o processo intencional e voluntário pelo qual a vítima ou geralmente o agressor passa por uma mudança de sentimentos e atitudes em relação a uma ofensa criminosa, deixa de lado as emoções negativas, como a vingança com uma capacidade aumentada de desejar bem ao agressor."
Você percebe que ele diz "...pelo qual a vítima ou geralmente o agressor passa por uma mudança de sentimentos e atitudes...", e quando ele fala mudança de sentimentos e atitudes, na verdade é uma mudança de mentalidade, ou seja, um processo de transformação de mente, autoconhecimento para que ele entenda o que é um perdão genuíno. E se você ainda não entendeu, perdão genuíno é aquele feito de coração, de verdade.
O perdão, principalmente quando é genuíno, é libertador, ou seja, te liberta de todo sentimento ruim que qualquer pessoa deixou dentro de você.
Imagina que na sua estrada de vida, alguém passou e deixou uma ferida em você, e automaticamente você se afastou desse alguém, porém, ela deixou traumas, preocupações, ansiedades, depressões, tudo de ruim dentro de você, o perdão, diferente de desculpas, é o ato de devolver todas essas mazelas para a pessoa que as deixou em você. Continue imaginando que o perdão é a atitude de como se fosse você colocando alguns papéis (que representam feridas machucadas) dentro de uma caixa e devolvesse para a pessoa que te machucou. Você consegue entender quando eu faço essa comparação? Como eu sempre falo, nunca é sobre o outro e sim sobre até que ponto você é capaz de devolver essas mazelas que as deixaram em você?
Perdoar é um ato generoso de amor com você mesmo, pois é libertador. E eu inclusive posso te citar alguns sintomas de quem não pratica o perdão.
Apatia ou falta de interesse em atividades ou pessoas.
Vontade de se isolar com frequência.
Dificuldade para expressar emoções e sentimentos.
Pensamentos negativos.
Sensação de frustração ou irritabilidade.
Insegurança.
Medo excessivo.
Tristeza.
Aumento da ansiedade.
Mudanças de humor.
Falta de motivação.
Medo de rejeição.
Estresse constante.
Desejo de manter o controle sobre tudo e todos.
Dificuldade para tomar decisões.
Alguns sintomas físicos, como taquicardia, insônia e etc.
Você consegue entender que o perdão não é sobre o outro, e sim, sobre a cura que acontece dentro de você? Quando você perdoa você se liberta de qualquer sentimento ruim, qualquer tipo de doença física e emocional. Quanto mais você perdoa, mais você se torna uma pessoa livre.

O primeiro perdão que precisamos praticar é o auto perdão, o perdão de si mesmo. Imagina quantas vezes você se feriu? E eu não estou falando somente de feridas físicas, mas pela sua maioria, feridas emocionais. Muitas vezes tentamos parecer que somos a pessoa mais feliz do mundo, mas na verdade, dentro de nós há um sofrimento muito grande, além do orgulho de não buscarmos ajuda para curarmos essas feridas, e quando isso acontece, continuamos nos machucando cada vez mais. O auto perdão além de ser libertador, é um ato de amor consigo mesmo. É amar quem você é, é ser grato pelo que você tem, é saber que você é merecedor de tudo de bom que essa vida tem pra ti dar. Quando você ama a si mesmo, você ama o próximo e quer vê-lo bem. Enquanto você sentir incômodo ou algo de ruim por alguém, você precisa se perdoar, até porque nós vemos no outro sempre o nosso reflexo, ou seja, sempre que tivermos algum sentimento ruim por alguém, precisaremos praticar o auto perdão, pois é sempre sobre nós, e não sobre o outro.
Para praticar o auto perdão, você pode ir para frente de um espelho ou até mesmo ligar a câmera frontal do seu celular, e com amor, dizer para você mesmo o seguinte texto:
Eu te perdoo (seu nome), perdoo por tudo, por todas as vezes que você se machucou, eu te perdoo, eu te perdoo pelas vezes que você não conseguiu dar amor a alguém, te perdoo pelas vezes que você não conseguiu abraçar, ter empatia, dar carinho para quem precisava, te perdoo por tantas vezes que você se xingou com palavras de baixo calão, eu entendo que você não sabia o significado dessas palavras, eu te perdoo pelas vezes que você gritou com quem não deveria, falou de quem não deveria, ou até fez coisas ruins que não deveria, eu te perdoo por tudo! Você é uma pessoa incrível, um ser humano capaz de dar amor para quem precisa. Por este motivo eu to perdoando você e te libertando de qualquer malefício desse mundo. Seja livre.
Depois de praticar o auto perdão ou o auto amor, é importante que você saiba que as outras duas pessoas que você precisa perdoar são seus pais, e eu vou te explicar o porquê você deve fazer isto.
Nós somos gerados biologicamente por 50% a genética da nossa mãe e 50% a genética do nosso pai, por este motivo carregamos 100% de cada um e as suas características. Durante a nossa educação e convivência com eles, tudo o que eu vi, ouvi ou senti, me geraram crenças que até hoje, como adulto, eu acredito. Por este motivo, pai e/ou mãe, durante nossa vivência deixaram traumas e feridas emocionais que precisam ser curadas, como:
O alcoolismo que você carrega.
A impaciência que você não sabe de onde vem.
A traição que você teve do seu marido/esposa.
As drogas ou o cigarro que você não consegue largar.
A depressão que você não consegue se livrar.
A preocupação de ter que ser perfeito demais para os outros.
A ansiedade que vive com você durante muito tempo.
O vício em pornografia que você adquiriu e isso te prejudica nos seus relacionamentos.
O abuso que sofreu e hoje tem medo de ter filhos e não gosta de crianças.
Todas essas marcas precisam ser devolvidas para quem deixou em você, e é importante que você entenda que, para se livrar de todas essas mazelas, você precisa perdoar na origem para que se liberte de todo mal comportamento que repete ou que luta contra. Para isso você pode praticar esse perdão tanto pessoalmente ou pode repetir esse texto abaixo:
Pai, eu perdoo você, perdoo pelas vezes que você agiu erroneamente, pelas vezes que você me bateu até mesmo sem eu merecer, eu estava apenas sendo criança fazendo coisas de criança, mas dessa mesma forma eu perdoo você. Eu perdoo você pelas vezes que você não brincou comigo, quando me brigou sem até mesmo eu saber por que, eu perdoo pelas vezes que você preferiu trabalhar e quase não me viu direito, por que hoje eu entendo que você queria me dar sempre do bom e do melhor. Hoje eu entendo pai que você me deu exatamente o que o seu pai deu a você, por isso hoje eu lhe entendo. Eu devolvo a você todo o comportamento que hoje eu carrego que não vem de mim e sim de ti. Eu quero nesse exato momento te perdoar e te pedir perdão por tudo que eu fiz, das vezes que eu fui rebelde, que eu gritei, xinguei, senti raiva por algo que não era necessário, hoje eu sei que foi apenas a educação que eu recebi. E está tudo bem. Nesse momento eu quero selar esse perdão e profetizar que a partir de agora, nós seremos libertos de todo tipo de comportamentos ruins que a nossa vida nos levou. Eu amo o senhor e eu quero ser feliz e eu quero você seja feliz.
Mãe, eu perdoo você, perdoo pelas vezes que você gritou comigo, perdoo pelos tapas, puxões de orelha, repreensões que criaram sentimentos ruins e que eu levei por muito tempo dentro de mim. Eu perdoo pelas vezes que eu te pedi um conselho e você não pode me dar, eu te perdoo pelas vezes que você me humilhou na frente dos meus amigos, hoje eu entendo que você estava apenas repetindo algo que a sua mãe fez com você. Mãe, hoje eu entendo você, entendo a sua história e além de te liberar perdão, eu quero te pedir perdão. Eu quero te pedir perdão pelas vezes que eu fui rebelde, tive comportamentos que te desagradaram, falei mal de você, te critiquei, na época eu não entendia por que eu fazia isso, mas hoje eu sei exatamente o porque, por isso eu te peço perdão. Você não precisa falar nada, apenas liberar o seu perdão. Nesse momento eu quero selar esse perdão e profetizar que a partir de agora, nós seremos libertos de todo tipo de comportamentos ruins que a nossa vida nos levou. Eu amo a senhora e eu quero ser feliz e eu quero você seja feliz.
Feito isso, você estará deixando e se livrando de qualquer tipo de mal comportamento ou sentimento ruim que seus pais, sendo pai ou mãe, deixaram em você. Por isso eu quero te falar alguns benefícios que o perdão de pai e mãe podem trazer para você.
Amor a si mesmo e ao próximo.
Relacionamentos saudáveis e duradouros.
Vida útil potencialmente mais longa.
Mais paz e menos estresse.
Frequência cardíaca mais baixa.
Menor probabilidade de desenvolver doenças físicas como: câncer, diabetes, pressão alta, endometriose, obesidade e qualquer doença que interfere negativamente nos quadros de qualquer dor crônica.
Menor probabilidade de desenvolver doenças emocionais como: depressão, ansiedade, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia entre outras.
Mais empatia e compreensão.
Se torna uma pessoa mais positiva.
Gratidão por ser quem você é.
Felicidade e Alegria, você sorrir mais.
Perdão Vs. Desculpa
Como agora você já sabe o quão profundo é um pedido de perdão e quais seus benefícios, vou te compartilhar sobre a desculpa. A desculpa é sobre se desculpar, ou seja, tirar uma culpa que não te pertence, quando você diz: Me desculpa! Inconscientemente você diz: Tira essa culpa de mim. Então é algo que não é tão profundo quanto o perdão, é dito apenas em pequenos casos que você não queira tomar culpa de algo que fez.
É importante propagar essa diferença entre perdão e desculpas, para que mais pessoas possam ser curadas de suas feridas emocionais e até pelas doenças que carregam ao longo da vida. Talvez nunca te falaram essa versão da verdade sobre o perdão, mas eu quero te falar que se todos conhecerem o verdadeiro sentido do perdão, o mundo com certeza será muito melhor em amor. Dói? Sim, não vou mentir! Mas é libertador e os benefícios são os melhores.
Abraão Santos
Portal Spartan



Comentários