top of page

A ORIGEM DOS COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS


ree


Você sabia que geneticamente você é composto de 50% pai e 50% mãe? Isso te faz ter a personalidade e caráter dos seus pais de forma biológica ou educativa, como por exemplo, tudo o que você viu, ouviu ou sentiu, formaram no teu cérebro, crenças que até hoje você, como fase adulta, acredita.


ree

No homem existe a energia masculina, assim como na mulher existe a energia feminina. Essas energias e comportamentos são passadas para o filho enquanto seu nascimento e crescimento, dependendo de quem ele é mais apegado na infância ou quem tem como referência.


Em quem você foi mais apegado(a)?


Se foi apegado mais no pai, o comportamento tende a ser mais masculino, como por exemplo: coragem, independência e assertividade. Porém se foi apegado mais na mãe, o comportamento será mais feminino, como: amor, afeto, carinho, compaixão, etc.


Saiba que essas energias podem estar trocadas, talvez você nunca ouviu falar em energias trocadas, certo? E sim! podem ser trocadas em uma pessoa. Já viu uma mulher masculinizada ou um homem afeminado? Eles andam com a energia trocada, e isso é falta de identidade, mas a gente conversa sobre isso mais pra frente.


Quando essas energias estão trocadas, qualquer tipo de comportamento se torna disfuncional, alterando certezas e fazendo ter uma vida cheias de desafios e vícios emocionais.


Vícios emocionais?


Isso mesmo! Vícios emocionais são todos os comportamentos disfuncionais adquiridos no decorrer da nossa infância, como por exemplo: impaciência, vitimização, reclamação, perfeccionismo, brigas em excesso, mágoa, etc.


“... Vícios emocionais são aquelas dependências por estímulos que alteram os seus pensamentos, sentimentos, mudam os seus padrões de comportamentos e suas ações, e que trazem prazer, mesmo impactando negativamente em sua vida. Esses sentimentos que são gerados, por mais tóxicos e disfuncionais que seja, te dão prazer, a falsa sensação de bem-estar, te fazem sentir motivado a ter esse sentimento e desencadear esses padrões de comportamento a todo tempo e a qualquer custo.” (André Davim, PHD - Cérebro e Vícios Emocionais, 2023).


É importante ter em mente que você precisa devolver qualquer vício emocional e comportamentos disfuncionais aos seus pais para que possa ter uma vida plena e realizada. Por isso é importante se resolver com eles. ou seja, na origem, e posso te ser bem sincero? Essa conversa não é uma conversa fácil, mas te digo que o ato é libertador.


Eu tive uma cliente de coach que o seu maior problema, era com os pais, raiva, rancor, mágoa pairavam sobre o seu coração, e por este motivo, ela era uma pessoa vazia, sem amor, sem sentimentos, muita culpa e sem pespectiva de vida. Isso vinha deixando-a cada vez mais a beira da depressão e muita ansiedade, principalmente por que seus relacionamentos nunca davam certo.


Certa vez, em um dos nossos atendimentos, eu fiz um exercício que mudou completamente a vida da minha cliente de coach, neste exercício, conseguimos perdoar seu pai, mãe e além do comportamento, o pensamento dela mudou completamente. Saíra do atendimento sentindo-se leve e sorridente. eu tinha a plena certeza de que a partir daquele dia, ela iria voar. E foi o que aconteceu. Depois do nosso terceiro encontro de coach, ela se tornou a melhor amiga dos seus pais, encontrou uma pessoa e hoje tem um relacionamento estável e saudável, está vendendo bastante em sua empresa, mudou completamente o semblante e a forma de falar. Eu fiquei muito orgulhoso com toda essa mudança.


E você deve estar se perguntando, mas qual foi o exercício dado a ela para que pudesse viver bem e voando? Eu posso te contar sim!


Ela os perdoou, pediu perdão do pai e mãe, e claro, devolveu a eles todos os vícios emocionais e comportamentos que não faziam mais parte da sua real identidade. Desta forma pode ser uma mulher plena.


O perdão de pai e mãe tem o poder de quebrar todo e qualquer mal instalado na história de qualquer ser humano. Quantas vezes eu já ouvi por aí, homens que foram deixados pelo pai e que depois sentiram muita raiva no seu coração por conta disso? Infelizmente isso acontece, por que todas as crenças instaladas passam de pai para filho de geração em geração, e se não houver o perdão, além dele ter uma grande chance de repetir o comportamento, o filho procura preencher o vazio do seu 50% em algum tipo de vício ou compulsão, como por exemplo: vício em pornografia, vício em comida, vício em bebida ou até droga.


“As prisões estão cheias, principalmente, de homens que foram abandonados ou rejeitados pelos pais. O orador motivacional e escritor Zig Ziglar cita seu amigo Bill Glass, um evangelista dedicado que aconselhou quase todos os fins de semana, durante 25 anos, homens encarcerados, dizendo que dentre os milhares de prisioneiros que conhecera, nenhum deles amava sinceramente o pai. 95% dos que estavam no corredor da morte odiavam seus progenitores. Em 1998, havia 1.202.107 pessoas nas prisões federais ou estaduais. Desse número, 94% eram homens. Dos 3.452 prisioneiros esperando execução, só 48 eram mulheres. Isso soma 98,6% de homens. Como disse Barbara Jackson, "é muito mais fácil criar filhos fortes do que consertar homens destruídos". (Educando Meninos - James Dobson, 2003).


ree

E você me pergunta: sendo assim, eu posso ter plenitude? E eu te respondo: com certeza! você só precisa resolver na raiz, e depois de resolvido, a vida muda completamente. Parece até sobrenatural. eu até criei uma afirmação para que o perdão entre pais e filhos pudesse ficar mais fácil de ser feito, por isso, caso esteja passando por essa situação, você pode fazer esta afirmação.


Eu entendo que eu faço parte de 50% meu pai e 50% minha mãe. Entendendo que todo o tipo de comportamento disfuncional ou vício emocional vieram de uma educação dada por eles. Entendo também que eles só me deram e educação que receberam, por este motivo, os perdoo e devolvo qualquer comportamento disfuncional, vício emocional à eles, para que eu possa resgatar a minha real identidade como filho e ter uma vida próspera e abundante.


Mais a frente, irei falar sobre o perdão de forma mais clara e abrangente, tudo vai ficar mais leve quando você chegar lá.


Abraão Santos

Portal Spartan

Comentários


bottom of page